sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Envelhecer


     
                               Envelhecer - Arnaldo Antunes



Nunca tive muito medo de morrer, acho que a morte é apenas um meio de transição pra outra vida, meu medo da morte é apenas perder quem gosto.  O que tenho medo de verdade é de Envelhecer, não é a aparência desgastada pelo tempo que me preocupa, mas sim, da incapacidade de fazer o que gosto, de não conseguir ser mais dono dos meus movimentos, das minhas ações e da minha vida.

         A ideia de me tornar um velho dependente e precisar de outras pessoas pra realizar simples tarefas da vida me deixa com muito medo, melhor seria partir logo dessa. Existem pessoas que Envelhecem com muita saúde, vejo idosos praticando esporte, piro quando vejo aqueles motoqueiros de cabelos brancos que fumam cachimbo e curtem a vida, queria ficar velho assim...e num dia de trovoada, esticado num sofá macio, assistindo um jogo de vôlei na TV, tomando minha cerveja e com meu cachimbo eu parta de boa, totalmente consciente e responsável por mim e minha ações, apenas envelhecido e cansado.

Já ouvi uma teoria que fala que essa vida que vivemos é o inferno, que estamos aqui pra pagar nossos pecados, acho que qualquer idoso que se vê numa situação de dependência, de esquecimento por parentes ou sociedade, que olha pra trás e não pode voltar um segundo, com certeza se imagina no inferno. Olhar pro passado e ver a vida feliz que teve, sentir satisfeito com sua situação atual por achar ter vivido tudo que podia viver, não sei se isso vai me servir de consolo ou tristeza em minha velhice.


         “Qualquer idiota consegue ser jovem. É preciso muito talento pra envelhecer.”


  Toda semana vai ter O Rato na sua Sexta!!!!



 By Rato

6 comentários:

  1. Olhando por esse lado deu até medo mesmo.Ficar dependente das pessoas pra realizar tarefas simples deve ser foda. Falo isso porq via a vergonha que meu avô ficava quando minha mãe ou outra pessoa tinha que dar banho nele, via tristeza nos olhos dele. Ai, gente me deu muito medo agora!
    Adorei, muito bom Canalha!!

    ResponderExcluir
  2. Impressionante como vooc consegue abordar algumas questões com uma minuciosidade que a gente nem se interessa em pensar com tanta profundidade. A partir daí, vooc começa a noos fazer refletir sobre tal tema. Tenho um avô e vejo muito bem pelo que ele passa. Ele odeia ter que depender doos outros. Quando ele sente muita dor por conta de alguns problemas de saúde, não revela isso. E quando revela, pode ter certeza, ele está sofrendo muito. E todos entram em desespero com ele. E quando ele fala que só está esperando a hora dele chegar, o povo se manisfesta, mandando ele parar de ficar falando besteira e tudo mais.
    As vezes eu me pergunto se não seria mais interessante ser como James Dean, que transformou-se no eterno simbolo da juventude desencantada.

    ResponderExcluir
  3. Gostei, gostei!!! Parabéns Rato.

    O texto é melancólico e me envolveu na sua melancolia, que remete a tempo passado, tempo que não volta mais, um ar de coisa velha, não próprio da velhice em se tratando de idade, pq ser velho não é sinônimo de tristeza, como vc mesmo retratou, há aqueles que envelhecem em um estado de felicidade diguino de figurar entre os que se dizem jovens. Mas adorei a forma que descreveu envelhecer, como lembrar dos mtos momentos ja vividos !!!

    Entendo "envelhercer", a partir do seu texto como "lembrança", não sei se de fato é o que queria dizer, mas foi o que senti e gostei rrsrs.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom seu texto!Não acho que a velhice anda junto a "dependência" não,as vezes no ápice da juventude acontecem coisas que a partir daquele dia vc passa a depender de alguém por um longo período ou para sempre.Mas nem todo mundo percebe isso e deixa a vida passar...Mas independente de idade, acho que ao ajudarmos um idoso ou outra pessoa, isso deve ser feito com amor, boa vontade e respeito.Mas sinceramente não tenho medo de envelhecer, que venha os meus 80 anos,rsrsrs. Parabéns pelo texto Rato!

    ResponderExcluir
  5. “Qualquer idiota consegue ser jovem. É preciso muito talento pra envelhecer.”


    texto PERFEITOOOOOOO.
    parabéns Helynho. *-*

    ResponderExcluir
  6. PERFEITO! Apenas penso diferente em relação a dependência, que pra mim seria mais APROXIMAÇÃO. Eu amava fazer a barba do meu avô, ir ao banco com ele, ajudar no que fosse preciso e o engraçado disso tudo é que minha mãe sempre dizia: "Rogerio teu amigo mais velho ta te chamando!". Num programa de radio (padre Marcelo) ouvi esses dias a história de uma menina que se achava feia porque tinha sardas, depois de conviver um tempo com a avó, ela perguntou "QUAL É A COISA MAIS LINDA DO MUNDO?" a avó na hora respondeu "SARDAS", a garota olhou pra avó e disse "A SENHORA ERROU, A COISA MAIS LINDA DO MUNDO SÃO RUGAS"

    ResponderExcluir