domingo, 31 de outubro de 2010

Fantasia/real

Como todos imaginavam, meu convidado seria Emerson, poderia ser Tiago também, mais como ele já foi convidado de Aline... Então resolvir permanecer no clichê. Meu amigo e colega de turma na faculdade, Emet é um cara inteligente, com boas idéias e textos maravilhosos.





A infância ensaia a vida e vai nos mostrando o mundo pouco a pouco. O sonho de ser como Peter Pan, continuou apenas no sonho. Tive que crescer e aprender a viver com os homens. Nossa, isso é uma arte de tanta dificuldade que a maior parte da gente morre sem a ter aprendido. Com o Patinho Feio, eu aprendi que a realidade funde-se aqui com o maravilhoso, onde o elemento mágico está em tudo de forma natural. E eu sei que a travessia da lagoa até descobrir que há um lindo cisne, é longa. Porq cresci e continuo sendo este mesmo PATINHO, exceto pelo fato de dá valor a si próprio e ter orgulho de ser quem sou, mesmo ainda estando no meio da lagoa. Chorei e vivi; apanhei e aprendi e assim como Cinderela, caminho para um final feliz. Não pelo fato de haver Príncipe, fada madrinha e tudo mais. É simplesmente por apresentar a história da realização de um sonho de uma pessoa humilde, sonho que é aparentemente impossível! O abandono de uns e o menosprezo de outros, não foram suficientes para me derrubar na escala da vida. Hans Christian Anderson, um dos mais conhecidos escritores de literaturas para crianças, dentre estas, O soldadinho de Chumbo, disse certa vez que "Todas as vidas de homens são contos de fadas escritos pelas mãos de Deus". E é exatamente por isso que me atenho a frases como essa, para continuar vivendo. Mas se tem uma coisa que a infância me ensinou, foi ser alegre; conservar para cima os cantos da boca; esconder minhas dores, desapontamentos e inquietações sob um sorriso; rir das histórias boas e aprender a contá-las.
Pode ser difícil fazer algumas escolhas, mas muitas vezes isso é necessário, existe uma diferença muito grande entre conhecer o caminho e percorrê-lo, a falta de prudência é típica da adolescência, eu sei, tanto que Rapunzel com suas oscilações entre a maturidade e imaturidade, me revela isto. Contudo, ela me revelou também, que sua luta pela independência chega ao fim depois de passar por grande desalento, e sobreviver sem o cuidado da mãe, mostrando que tristeza pode ser intensa, mas jamais será eterna, a felicidade pode demorar a chegar, mas o importante é que ela venha para ficar e não esteja apenas de passagem, como acontece com muitas pessoas que cruzam nosso caminho, e elas acabam se perdendo e você não poderá fazer mais nada por elas se estas não fizerem o mesmo por você, no final verá o quanto cresceu e nota sua própria evolução. Para ultimar com um questionamento, Byafra empresta um trecho de sua música ao meu texto: e quem sabe explicar, dizer o que é normal? Fantasia ou vida real?

By: Emerson Viana

5 comentários:

  1. Ai mais um texto daqueles que nos fazem viajar nas mentes enigmáticas de meus nobres amigos! Primeiro Rato com Envelhecer, depois Danilo com Epelhos e por fim Emet com Fantasia.

    O que dizer?

    O texto está suculento para aqueles que tem fome de coisas boas, pois chega a ser mágico o passeio, no qual meu amigo nos conduz através dos contos de fadas, sem se esquecer que os mesmos não são nada mais que a realidade vista de um ângulo agradavelmente belo!!!

    Senti muita magia e realidade no seu texto meu amigo, mas quem lhe conhece, sabe que há muitas páginas de sua biografia sutilmente gravadas dentro desse texto!

    Ta ai, gostei... FANTASIA !!!

    ResponderExcluir
  2. *-*
    Obrigado Tiago. Quem me fez viajar com um comentário foi vooc. E suas interpretações são tão inefáveis, que ao ler seu comentário, eu me arrepio com tamanho elogio. Obrigado mesmo meu caro amigo Tiago .

    ResponderExcluir
  3. Muito bom Emet!! Viver é mesmo uma arte de tanta dificuldade.As vezes mais difícil e outras mais fáceis, as vezes é preciso muita fantasia pra tornar nossos caminhos belos. Mas as fantasias devem ser sempre positivas, se achar um patinho feio quando se é um lindo príncipe não é uma fantasia muito legal!!
    Parabéns meu amor!!
    P.S.:Pra que tanta formalidade seus caras de cú??

    ResponderExcluir
  4. sem palavras *----*
    parabéns Emerson

    ResponderExcluir
  5. Poxa Skifa, que texto legal..adorei a viagem entre fantasia e realidade...muito bom!!!
    Parabéns!!!!

    ResponderExcluir